A “fluorona” ganha destaque nos noticiários e preocupa autoridades. Entenda o que o termo significa e como ele influencia a pandemia.
“Fluorona” parece nome de remédio. Mas é bem o contrário: trata-se de uma mistura do termo flu (gripe, em inglês) e corona (que todo mundo já sabe a que se refere desde 2020!). A expressão reflete um novo tipo de infecção que hospitais do mundo inteiro têm identificado: a de pessoas que testam positivo, ao mesmo tempo, tanto para o vírus da gripe quanto para o coronavírus.
Logo no início deste ano de 2022, a cidade de São Paulo identificou mais de 20 casos de fluorona. Eles também surgiram nos EUA, Israel e demais países. Acredita-se que os primeiros casos foram identificados ainda no segundo semestre de 2021.
No momento, não há motivos para pânico. Médicos e especialistas temem que a dupla contaminação lote hospitais e sistemas de saúde, mas no momento ainda não há uma correlação direta entre a fluorona e formas graves de doença. Muitas das pessoas que testaram positivo para a fluorona tiveram apenas sintomas leves, similares ao da gripe comum.
Todavia, o momento atual é de cautela. Hospitais no Brasil e no mundo têm registrado um aumento no número de internações por problemas respiratórios, muitos causados pela variante H3N2 da gripe. Por isso, testes rápidos para detecção de vírus estão sendo distribuídos e utilizados de forma acelerada, a fim de ajudar os profissionais da saúde a entender melhor contra o quê estão lidando. Apenas na cidade de São Paulo, por exemplo, cerca de 3 mil casos de influenza (a gripe ‘normal’) foram confirmados por exame desde o dia 30 de dezembro último – isso reflete aproximadamente 25% dos testes realizados.
Neste momento de novos vírus, novas mutações, novas restrições a viagens e muitas dúvidas, a melhor solução para manter a saúde e a tranquilidade é se proteger: usar máscara, evitar locais fechados e com muita gente, lavar as mãos com frequência, ficar em casa se estiver se sentindo gripado e manter a carteirinha de vacinação em dia. Além disso, este é o momento ideal para fortalecer seu sistema imunológico: aproveite a promoção especial de vacina da gripe da Alergológica, por apenas R$50 – ligue para nós e agende agora mesmo sua proteção adicional.