Clínica foi indicada para participar da International Severe Asthma Network, uma rede de clínicas e profissionais em busca dos melhores tratamentos para a asma grave.
A asma grave é uma condição delicada. Apesar de atingir menos de 10% de todas as pessoas com asma, essa forma grave é a maior responsável por mortes relacionadas à doença e traz profundos impactos no dia a dia do paciente, o que muitas vezes gera problemas econômicos e emocionais. O termo “grave” indica casos de asma que requerem altas doses de medicamentos para controle. Sendo assim, evitar o uso excessivo de corticoides sistêmicos e os danos à saúde causados por inflamação são desafios constantes das equipes médicas. Há um complexo equilíbrio entre tratamento efetivo e a qualidade de vida do paciente, um equilíbrio que demanda trabalhos dedicados de uma equipe multidisciplinar.
Em vista desse panorama, alguns dos maiores especialistas em asma em todo o mundo decidiram agir.
MEMBRO DA INTERNATIONAL SEVERE ASTHMA NETWORK
O Centro de Asma Grave do Guy´s Hospital em Londres, na Inglaterra, é um dos mais conceituados e respeitados no estudo e tratamento da asma grave em todo o mundo. Semanalmente, mais de 250 casos de asma de difícil controle passam por sua equipe, que coordena dezenas de projetos científicos de grande porte sobre o tema. Buscando mais interação entre profissionais de todo o mundo, um melhor fluxo de informações clínicas e maneiras facilidades de compartilhar conhecimento científico, o Centro, com apoio da farmacêutica AstraZeneca, resolveu inovar. Criou, recentemente, uma rede global e colaborativa de centros de excelência no tratamento de asma, chamada de ‘International Severe Asthma Network‘, com o objetivo de aprimorar o suporte ao paciente e criar melhores estratégias para tratamento.
O foco principal do projeto é melhorar a capacidade de especialistas em lidar com a asma grave, criando uma rede de colaboração multidisciplinar que envolve fóruns de discussão de casos complexos, workshops e plataformas digitais para estudos, compartilhamento intenso de informações e facilitação para realização de pesquisas clínicas com foco na qualidade de vida do paciente, dentre outras frentes de trabalho.
A rede teve início em 2021, com 04 centros ao redor do planeta. O número deve aumentar para 14 este ano. A Clínica Alergológica entrou recentemente neste seleto grupo e é, hoje, um dos Centros de Tratamento de Asma Grave associado à rede da International Severe Asthma Network.
Para saber mais
Sobre a International Severe Asthma Network: https://www.
Sobre o Centro de Asma do Guy´s Hospital: https://www.