29 de agosto é o Dia Nacional de Combate ao fumo

Alergologica - Dia Nacional de Combate ao Fumo
Categoria: Asma

O cigarro representa um perigo adicional para os portadores de alergias respiratórias, tanto para fumantes quanto para aqueles que são expostos à inalação da fumaça no ambiente (os chamados fumantes passivos).

 

Quem fuma, seja cigarro comum ou eletrônico (vape) tem um aumento significativo no risco de desenvolvimento de doenças graves. O hábito de fumar traz danos às artérias do coração, ocasionando o acúmulo de placas e coágulos sanguíneos no corpo inteiro: em braços e pernas, causam amputação. No cérebro, estudos apontam um risco duas vezes maior de derrame (AVC), e no coração o risco é quatro vezes maior para desenvolvimento de doenças cardíacas, inclusive infarto do miocárdio. Além disto, o tabagismo também está associado a um maior risco de diversos tipos de câncer, como de pulmão, boca, garganta, laringe, esôfago e bexiga.

Portanto a data 29/08 é importante para criar conscientização sobre os males do hábito tabagista.

O cigarro representa um perigo adicional para os portadores de alergias respiratórias, tanto para fumantes, quanto aqueles que são expostos à inalação da fumaça no ambiente, os chamados fumantes passivos. Esta simples exposição pode trazer agravantes aos sintomas comuns da alergia respiratória, resultando em crises ainda mais intensas.

Quando falamos em alergia e fumo, chamamos atenção específica à asma e à doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC).

  • Asma: O cigarro irrita as vias respiratórias, provocando crises de asma que dificultam a respiração e prejudicam a qualidade de vida. A asma atinge de 10% a 25% da população brasileira, causando cerca de 2 mil mortes por ano no Brasil.
  • DPOC: Fumar é a principal causa dessa doença que torna a respiração cada vez mais difícil e pode levar à incapacidade permanente. A DPOC provoca a destruição do tecido pulmonar e inflamação nos brônquios. Estima-se que no Brasil cerca de 12% da população adulta tenha DPOC.

 

Como evitar o risco do tabagismo passivo?

A conscientização sobre o impacto da fumaça do cigarro nas alergias respiratórias é o primeiro passo, fundamental para a promoção de ambientes mais saudáveis e seguros. Evitando a exposição ao fumo, pode-se reduzir significativamente o risco de complicações na saúde como um todo, especialmente, nas doenças respiratórias.

Proteção à saúde e de todos ao redor é uma das maiores razões para promovermos um ambiente livre do tabagismo. Ao tomar medidas para redução do fumo passivo, contribuímos para uma vida mais saudável para todos.

 

E você, faz a sua parte?

Lembre-se – ao livrar ambientes da fumaça do cigarro, você está contribuindo também para a proteção da saúde coletiva, e ajudando a conscientização de todos sobre os malefícios que o tabagismo pode causar.

Se você fuma e quer se livrar deste hábito nocivo à sua saúde, converse com um médico de sua confiança para te ajudar nesta jornada.

E se você é fumante e apresenta asma, rinite ou DPOC, lembre-se de que a Alergológica tem profissionais da saúde altamente capacitados para cuidar de doenças alérgicas respiratórias. Conte com nosso suporte!


Iniciar chat
1
Tire dúvidas com nossa equipe!
Olá! Como a Alergológica pode te ajudar?